Internet via Rede Elétrica: Bits e Volts

"Internet via Rede Elétrica: Downloads pela sua Tomada !!"

Internet via Rede Elétrica
Embora o Brasil já seja um dos países com maior número de usuários de Internet banda larga do mundo, a maioria dos internautas brasileiros ainda usa a famosa e precária conexão discada. A conexão discada que surgiu no final dos anos 70 já não é mais adequada a realidade atual da rede. Com o nível de interatividade, jogos online, animações e vídeos que temos hoje na internet, ter uma conexão de qualidade é quase que um pré-requisito para quem quer navegar com qualidade.

Mas como levar uma rede de banda larga, que seja ao mesmo tempo acessível do ponto de vista financeiro e consiga cobrir o imenso território Brasileiro ?? A solução pode estar em uma nova tecnologia ( nem tão nova assim ) que está sendo testada na prática hoje no Brasil: a Internet via Rede Elétrica. Isso mesmo !! No futuro você vai poder baixar, jogar e navegar, se conectando na internet pela sua tomada !!

Segundo o IBGE, nos dias de hoje 98,2% de todos os domicilios do Brasil possuem energia elétrica, o que indica que a internet via rede elétrica ( pelo menos teoricamente ) tem um mercado potencial de dezenas de milhões de pessoas. Atualmente a tecnologia de internet pela tomada ainda é restrita e devido a limitações tecnicas não chega muito longe, mas em poucos anos, empregando novas tecnolgias e aproveitando o cabeamento elétrico já existente, vai ser possível sim, levar a internet via rede elétrica para todos os cantos do Brasil, desde as grandes metrópoles até os mais distantes “ranchos fundos” que existirem no páis !!

Internet pela Tomada: Funcionamento
O idéia por trás da Internet via rede elétrica é simples: aproveitar os cabos de energia elétrica tradicionais para transmitir além da energia, também um sinal de internet. Mas não iria ficar todo embaralhado e cheio de interferências este sinal de internet ?? Na verdade não. Essa questão é resolvida pelo fato de a energia elétrica ser transmitida em alta frequencia, enquanto que o sinal da Internet é transmitido em baixa frequência. Traduzindo: embora energia e sinal de internet passem juntos pelo mesmo fio e ao mesmo tempo, eles trafegam de modo separado.

Internet pela Tomada: Funcionamento
Do ponto de vista externo ( ruas ) para poder transmitir os dados da internet via rede elétrica é necessário implementar um pequeno equipamento externo, o Amplificador Externo de Sinal. Este equipamento cuida da decodificação do sinal da internet e também da amplificação para que ele não se perca pelo caminho. Quanto mais longe for a rede de internet via rede elétrica, mais equipamentos de amplificação vamos precisar. Levando em conta que a rede elétrica Brasileira de um certo modo é instavel e sujeita a uma grande quantidade de interferências, os engenheiros calculam que será necessário em uma grande cidade, instalar um equipamento como este a cada 4000 metros.

Do ponto de vista interno ( casa ) para poder receber o sinal de internet via rede elétrica, basta plugar o um equipamento denominado Modem Decodificador Interno. Através deste modem que tem basicamente a aparência de um modem convencional, o sinal de internet que chega através da tomada é então convertido novamente em um sinal digital que é então ligado no seu computador.

Internet pela Tomada: amplificador externo
Internet via Rede Elétrica: Vantagens e Limitações
Como toda tecnologia, a internet via tomada tem as suas vantagens e limitações. Como principal vantagem teremos o baixo custo que a tecnologia vai ter quando enfim atingir o mercado, propiciando que milhões de pessoas possam ter acesso banda larga a internet e como principal desvatagem temos o investimento inicial que será necessário em equipamentos para poder tornar a rede funcional.

A rede de internet via tomada já existe no Brasil e está em teste nas cidades de Barreirinhas no Maranhão, em Goiânia, em São Paulo capital, em Santo Antônio da Platina, no Paraná e também em Porto Alegre.